25 de mai. de 2011

O que é Meditação?

Meditação ou meditar é um termo muito em voga nestes tempos, e também uma palavra que tem muitas interpretações; certamente cada pessoa tem uma definição para ela.
Os antigos Mestres de Sabedoria, como os contemporâneos, são unânimes em afirmar que " a energia segue o pensamento", que "criamos o mundo ao nosso redor com o que pensamos".

Então, quando controlamos ou modificamos o modo como pensamos, mudamos a energia que vai formando a nossa vida; o que somos, o que pensamos e o que sentimos vai se transformando.

A mente é como um lago com muitas ondulações (os pensamentos), e por causa dessas ondulações não conseguimos enxergar o que há no fundo.

Mas, quando o lago está sem turbulências, conseguimos ver o que há dentro dele.
O caminho para se chegar a essa percepção seria praticar meditação.

De um modo geral, podemos dizer que meditação são técnicas que utilizam o controle do pensamento ou a observação dos pensamentos, ou a ausência de pensamentos. Dentro desses três aspectos se encaixam a maioria das técnicas de meditação.

Aqui não vamos dizer que esta ou aquela é a correta, pois certamente qualquer tipo ou técnica de meditação tem os seus benefícios. Mas certamente meditar não é dormir, não é perder-se em pensamentos, não é entrar em qualquer tipo de transe, não é religião, dogma ou qualquer tipo de credo. Meditação é um processo, não uma meta.

Existem centenas de técnicas de meditação. Cada pessoa deve descobrir com o tempo a que melhor combina consigo e a que produz os melhores resultados. Alguns preferem meditar visualizando imagens de Mestres ou figuras como Yantras, outros com Mantras; muitos gostam de observar a respiração, outros de visualizar paisagens paradísiacas. As técnicas são inúmeras.

Os benefícios da meditação ao nível físico, enocional, mental e espiritual são rapidamente percebidos pelo praticante regular; há uma diminuição da ansiedade e da tensão, da depressão, da irritabilidade, problemas relacionados ao estresse como pressão sanguínea elevada, palpitações, insônia, frequência cardíaca desregulada, vícios e dependência de drogas.

Há um aumento de sentimentos de bem-estar, de paz, otimismo, de energia, um controle e equilíbrio emocional, aumento da criatividade, da espontaneidade, da concentração, da visualização mental, aumento da paciência, serenidade e paz de espírito.

Os benifícios são inúmeros e largamente comprovados e documentados. Hoje em dia, é normal executivos de empresas renomadas pararem suas atividades para uns momentos de meditação.

Para iniciar a prática de meditação você deve encontrar um lugar em que possa ficar alguns minutos sem ser incomodado, pois no início da prática da meditação é muito fácil perdermos a concentração e nos distrairmos facilmente.

O melhor horário de prática para a maioria das pessoas é de manhã ou à noite; não há regras, mas deve ser um horário em que você não esteja com sono, pois na meditação a mente deve estar relaxada, porém desperta, concentrada e não sonolenta.

Sente-se de modo que fique bem confortável e relaxado, em uma cadeira de espaldar reto ou no chão nas chamadas posturas de Yoga; é importante que você encontre uma posição em que possa "esquecer do seu corpo" , pois se você está incomodado, doendo aqui ou ali, você não conseguirá se concentrar na meditação.

"Pela diminuição da tendência natural à intranquilidade e pela meditação sobre o Infinito , temos o domínio da postura. Se o corpo permanecer assim na postura, será fácil conservar a mente tranquila".
Sutra de Patanjali 48 cap.II

Se você gosta, acenda um incenso pois além de purificar o ambiente ele cria uma atmosfera propícia para a prática da meditação. Antes de iniciar qualquer tipo de meditação é aconselhável fazer algumas respirações profundas e lentas, e ao soltar o ar vá relaxando os músculos do corpo, inspire, solte o ar e relaxe o corpo, e traquilize os pensamentos.

O Pranayama ou controle da respiração ajuda a controlar, a tranquilizar os pensamentos. Se você se interessou pela meditação procure informar-se mais a respeito; hoje existem bons livros no mercado a respeito desse assunto, ou em academias de Yoga.

Depois que você já testou algumas das técnicas de meditação, é aconselhável tentar permanecer em uma única e aprofundá-la, pois só com a prática constante de uma técnica você vai sentir e testar os seus benifícios.
Bom proveito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário